Ayurveda

Ayurveda

Ayurveda = palavra de origem sânscrita que significa a ciência da vida e do bom viver. Também pode ser traduzida como ciência da longevidade.
É o mais antigo sistema de cura do mundo, a ayurveda começou a se desenvolver na Índia há cerca de 5.000 anos. Sua base é o entendimento do ser humano como um conjunto de corpo, mente e espírito – e o preceito de que só há saúde no equilíbrio desses elementos.

Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda.
Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um apresenta suas determinadas características. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em proporções variadas. Eventualmente, há excesso ou carência de um deles, constituindo um desequilíbrio, que pode originar uma doença.

O ayurveda restabelece o equilíbrio original dos doshas da pessoa por meio de dietas, exercícios físicos, uso de plantas medicinais, meditação, yoga e massagem. Há muito a ser dito a respeito de cada um dos doshas, mas suas funções básicas podem ser definidas ampla e simplesmente: o dosha Vata é o princípio dominante no corpo, que controla o movimento; o dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão; e o dosha Kapha é responsável pela estrutura física e pelo equilíbrio dos fluidos. Cada célula do corpo precisa conter esses três princípios a fim de sustentar a vida.

Você precisa ter Vata para se movimentar, para respirar, para que o sangue circule, para que os alimentos se desloquem através do aparelho digestivo e para enviar impulsos nervosos ao cérebro e a partir dele. Precisa ter Pitta a fim de assimilar e processar os alimentos, o ar e a água através dos diversos sistemas do corpo. Tem necessidade de Kapha, ou estrutura, para manter as células juntas e formar os músculos, a gordura, os ossos e o tecido conjuntivo.

Embora a natureza precise dos três princípios para criar e sustentar a vida humana, cada um de nós encerra diferentes proporções dos doshas em nossa constituição básica.
Quando digo, por exemplo, que uma pessoa é do “tipo Vata”, estou querendo dizer que certas características Vata são dominantes em sua estrutura.

Os indivíduos do tipo Pitta ou do tipo Kapha terão suas características predominantes particulares.
Ao identificar e compreender seu tipo de corpo, você pode colocar sua alimentação, sua rotina diária e até mesmo seu comportamento em perfeita harmonia com sua fisiologia como um todo ‒ e você começa a ter acesso a suas reservas internas de energia.

 
Fonte: Flavia Lippi
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s